Esse post é um guia de sobrevivência para os modelos que estão iniciando suas carreiras, principalmente os que estão se aventurando no exterior. Confira os 21 termos mais utilizados pela moda, no Brasil e no mundo:
São as informações básicas do modelo como, por exemplo, para as mulheres a altura, busto, cintura, quadril. Para os homens a altura, tórax e cintura. Dificilmente as agências usam o peso como uma medida a ser considerada.
Resumidamente, é quando o modelo não está disponível para trabalhos em horários ou datas específicas.
O diretor de arte é pessoa responsável pelos aspectos estéticos que compõem trabalhos como comerciais de TV, editoriais ou outros formatos de publicidade. Pode ser um profissional terceirizado ou empregado por uma agência de publicidade, por uma revista ou até mesmo por um fotógrafo.
Fotos enquadrando normalmente da cintura para cima. Os Modelos devem estar sem make, rosto “limpo”, ou com algo muito sutil, natural e um penteado simples. Um Beauty Shot busca capturar o rosto de uma maneira elegante, simples e bonita. Não devem ter apliques, jóias grandes ou qualquer coisa que chame mais atenção que a beleza natural do modelo.
É o livro de fotos do modelo. Diferentemente do Composite (falaremos mais adiante), o book não necessariamente apresenta somente as melhores fotos do modelo, mas sim as melhores fotos de um shooting/ensaio.
São os profissionais que trabalham nas agências. Cuidam de questões administrativas, legais, burocráticas e contratuais no que diz respeito à carreira do modelo. Analisam propostas de trabalhos, comunicam sobre testes e jobs aos modelos.
É tudo aquilo que entra na negociação de um job entre cliente, modelo e agência. A agência estabelece as condições de aprovação, as quais podem incluir especificações de taxas para cancelamentos, condições para tempo de veiculação de campanhas, taxas das horas extras ou bonificações e uma série de outras condições.
Ocorre quando um cliente solicita ver novamente pessoalmente um modelo antes de tomar a decisão final. Normalmente é um bom sinal, mostra que o cliente gostou de você e está considerando escolher você para o job.
Uma entrevista ou apresentação em grupo, onde vários modelos participam e concorrem a “vagas” de um job.
Normalmente, modelos comerciais comerciais são menos exigidos em aspectos como altura, idade e medidas. Os modelos comerciais atuam em tudo o que não é normalmente associado ao high fashion, como anúncios de produtos (utilidades domésticas, produtos alimentícios, setor de viagens, dispositivos de tecnologia, carros, roupas, e vários outros produtos).
Se você quer descobrir se é um modelo comercial, leia mais nesse post.
Um tipo de álbum de fotos que serve como um cartão de visitas. É usado para “vender” o modelo, pois contém algumas das suas melhores fotos, além de ter informações específicas do modelo como, por exemplo, altura, cor dos olhos, etc.
A taxa cobrada pelos serviços de um modelo por uma diária de trabalho, ou seja, um total de 8 horas.
Seção de moda de uma revista que são produzidas pela própria revista para retratar as tendências atuais, as roupas e as marcas em alta. O trabalho editorial não paga tão bem quanto os comerciais, mas é uma ótima forma de construir portfólio.
Quando o modelo prova as roupas antes do job para se certificar de que elas servem bem. Muito comum antes de desfiles e look books (falaremos adiante).
É uma entrevista individual ou em grupo onde os modelos vão até o cliente para que ele os conheça pessoalmente e consiga decidir o modelo ideal para aquele trabalho específico.
A palavra francesa para alta moda. Tudo ao que se refere à moda luxuosa, mais tradicional. Normalmente são editoriais feitos por modelos que se enquadram no perfil fashion.
É uma espécie de composite do modelo que é apresentado aos clientes. Geralmente são utilizadas headshot’s (fotos de rosto) e informações gerais do modelo. Em Headsheets raramente são utilizadas fotos de corpo, pois são fotos que normalmente estão disponíveis em grande quantidade nos sites das agências e acabam se repetindo.
Normalmente o resultado do look book é um catálogo com fotos da nova coleção de uma determinada marca. Os modelos posam para fotos seguindo um certo critério de poses que permitam que as pessoas visualizem os detalhes e a modelagem das peças. Esses catálogos são utilizados pelas marcas para apresentar aos representantes e lojistas as suas novidades e lançamentos.
O termo “mercado”, no mundo da moda, refere-se às várias localizações geográficas em que os modelos trabalham e ganham a vida. Nova York é um “mercado”, Paris é um “mercado”, Tóquio é um “mercado” e assim por diante. Também pode-se referir à categoria em que o seu perfil se encaixa, como o mercado mais fashion (editorial), o mercado comercial, o mercado plus size, etc.
Os principais mercados do mundo são Nova York, Paris, Milão e Tóquio. Os mercados secundários são Chicago, Miami, Austrália, Taipei, dentre outros. Os mercados locais são mercados muito menores e geralmente é onde a maioria dos modelos se iniciam suas carreiras antes de encarar um mercado secundário ou principal.
É a agência responsável pelo planejamento e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que “descobriu”, ou seja, revelou o modelo para o meio, ou foi a primeira a agenciá-lo. A agência mãe, normalmente é responsável por estruturar os passos iniciais da carreira do modelo até a projeção de uma carreira internacional.
É um acordo entre agência e cliente, o qual visa condições especiais para o pagamento. Normalmente negociado para pagamento em uma vez em um prazo de 30 a 90 dias após a conclusão do trabalho.
Esses são apenas alguns importantes termos que você irá se deparar no mercado da moda. Entender e saber se comunicar dentro do meio é fundamental para que você consiga absorver informações e saber se posicionar nas mais diferentes situações.
Mais uma vez, nós, da Model To Model, esperamos ter conseguido te ajudar a evoluir na sua carreira e ganhar destaque nesse concorrido e fantástico mundo da moda!
Um abração e até o próximo post!